domingo, novembro 12, 2006

Índia



Viajar, descobrir novos mundos é a minha terapia e é onde costumo encontrar o meu equilíbrio interno.

Li pouco sobre o destino da minha viagem. Desfolhei o livro “Planisfério Pessoal”, do Gonçalo Cadilhe que descreve que na Índia sentiu o verdadeiro choque cultural. Note-se que a Índia foi um dos últimos destinos da sua viagem, à volta ao mundo.

Resolvi, então, não ler mais sobre o assunto e na minha opinião, esta acção reflectiu muito da minha cobardia e receio do desconhecido. Tentei, também, partir sem expectativas sobre esse país que fica no outro lado do mundo.

Quando aterrámos em Bombain não consegui conter as minhas lágrimas. Era tarde, seriam umas duas da manhã, estava um calor abrasador e na viagem do aeroporto até ao hotel eu deparei-me com um cenário nunca visto, milhares de pessoas dormiam no chão da cidade.

Eu também sofri o choque cultural que o Cadilhe tão bem descreve. Esta experiência levou-me a questionar sobre a nossa existência enquanto seres que habitam o mesmo mundo mas que de forma tão diferente o partilham.

Confesso que tive momentos bastante difíceis durante a viagem, mas que valeram no seu todo como uma profunda aprendizagem do meu ser relativamente a uma diferente cultura, religião, de hábitos e valores tão diferentes. É sempre gratificante passar por este tipo de experiências, faz-nos questionar sobre quem somos e o que queremos, faz-nos querer viajar ainda mais vezes, mesmo que isso implique momentos tão ou mais difíceis.

Sem comentários: